Grupo Angolinha

O Grupo Angolinha foi fundado em 05/04/75 pelo Senhor José Paulo Dias Carapau conhecido como Mestre Carapau , quando inaugurou a Associação de Capoeira

Angolinha em Porto Ferreira, interior de São Paulo. Em 1978 inaugurou sua nova academia de mesmo nome na cidade São Bernardo do Campo no bairro Rudge Ramos.

 

Seus formados foram estabelecendo suas academias mantendo a filosofia, didática e ensinamentos do Mestre sob sua constante supervisão e assim se constituiu o Grupo Angolinha.

Com sede própria em São Paulo, o Grupo é uma associação sem fins lucrativos de profissionais de capoeira, que tem por objetivos divulgar e promover o ensino da Capoeira como esporte, preservar as tradições e cultura desta arte brasileira, preocupando-se com a educação e o bem estar físico e mental de seus associados (professores) e alunos.

A maioria das academias do grupo encontram-se na região do ABCD, capital, interior, outros Estados e exterior contando hoje com cerca de 40 academias filiadas e com aproximadamente 1000 alunos das diversas faixas sociais e etárias caracterizados principalmente por crianças e adolescentes.

Dentre as atividades do grupo destacam-se as apresentações em eventos diversos, Encontros de Alunos, os Festivais Folclóricos de Capoeira, Festivais Técnicos de Capoeira e Festivais de Músicas de Capoeira.

O Grupo Angolinha já produziu quatro CDs ,Vol. 1 em 1996, Vol. 2 em 1999, Vol. 3 em 2005 com músicas originais dos professores do grupo. Em 2008 o grupo lançou um CD do 1º Festival de Músicas de Capoeira do Grupo realizado em 2006 , com músicas originais dos alunos e estagiários .

Aula de Formados e Estagiários com o Mestre Carapau em 1981

Associação de Capoeira Angolinha 

A primeira academia em Rudge Ramos, ficava na Av. ministro Oswaldo Aranha

Batizado em Porto Ferreira vemos o aluno Ouriço (hoje Mestre Ouriço) de calça escura, Mestre Carapau e Mestre Mello

Carapau e Mestre Mello no sítio da família em Porto Ferreira, em 1975 ano em que fundou o Grupo.

© 2015 Associação  de Capoeira Angolinha Rudge Ramos - Rua Dourados 177 Vila Vivaldi - Rudge Ramos / São Bernardo do Campo CEP 09631-000