Academia Rudge Ramos

A Associação de Capoeira Angolinha foi inaugurada em 16 de janeiro de 1978, pelo Mestre Carapau, na rua Ministro Oswaldo Aranha 349, no bairro Rudge Ramos em São Bernardo do Campo.

 

Em 1980 o Mestre transferiu a academia para um salão maior localizado na Avenida Senador Vergueiro 4169, em Rudge Ramos. A academia mudou-se para a Rua Dourados 177, ainda no mesmo bairro, em 20 de novembro de 1987, onde permanece até os dias de hoje.
 

Na época em que a academia encontrava-se na Avenida Senador Vergueiro as aulas aconteciam as segundas, quartas e sextas feiras em dois horários noturnos e aos sábados à tarde e domingos pela manhã. Já na Rua Dourados o Mestre Carapau chegou a ter cerca de 150 alunos distribuídos em três horários. 
 

Em novembro de 1999 o Mestre realizou seu último batizado na academia Rudge Ramos e em seguida deixou a academia para seu aluno, o Formado Chevette e se mudou para um sítio em Cambuí, Sul de Minas Gerais.
 

O Formado Chevette ficou um ano à frente da academia e por motivos profissionais precisou se afastar. O Mestre Carapau aceitou então a indicação do Mestre Magoo, que no dia 5 de março de 2001 assumiu a academia Rudge Ramos.


As aulas seguem o mesmo padrão desenvolvido pelo Mestre Carapau, sendo divididas em três etapas: condicionamento físico, técnica de golpes e movimentos da capoeira e ao final a prática do jogo. 


Além disso, fazem parte das aulas o treinamento de defesa pessoal, o jogo com facas, facões e navalha. Os jogos de São Bento, Muzenza, Samongo, Angola Dobrada e do dinheiro e suas peculiaridades históricas e culturais são ensinados na academia. 
 

Outro aspecto de destaque da academia são as aulas de folguedos como o maculelê, a puxada de rede e o samba de roda.
 

As aulas de instrumentação com o berimbau, pandeiro, atabaque, ganzá e agogô junto com as cantigas e os fundamentos da roda da capoeira são praticados às sextas-feiras no batuque.

Aula de Formados e Estagiários com o Mestre Carapau em 1981

Associação de Capoeira Angolinha 

A primeira academia em Rudge Ramos, ficava na Av. ministro Oswaldo Aranha

Batizado em Porto Ferreira vemos o aluno Ouriço (hoje Mestre Ouriço) de calça escura, Mestre Carapau e Mestre Mello

Carapau e Mestre Mello no sítio da família em Porto Ferreira, em 1975 ano em que fundou o Grupo.

© 2015 Associação  de Capoeira Angolinha Rudge Ramos - Rua Dourados 177 Vila Vivaldi - Rudge Ramos / São Bernardo do Campo CEP 09631-000